Prefeito Saul é recebido pelo ministro da Justiça e Segurança Publica.

A reunião foi em Brasília – DF e contou com a presença do Ministro Flávio Dino, Deputado Átila Lins, Diretor Geral da Polícia Federal, Secretário da SENASP e Cmt da Força Nacional.

Na tarde desta terça-feira, 11 de julho, o Prefeito de Tabatinga, Saul Nunes Bemerguy, acompanhado do Deputado Federal Átila Lins e do Prefeito de Benjamin Constant, David Bemerguy, esteve na esplanada dos Ministérios em Brasília, no prédio do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

A pauta da reunião foi a Segurança Pública no Alto-Solimões, especialmente Tabatinga-AM que faz tríplice fronteira com Perú, Colômbia e Brasil e detém atualmente a pior taxa de homicídios do Norte do país.

Durante a reunião, o Prefeito Saul mostrou ao Ministro Flávio Dino a estatística de homicídios dos ultimos dez anos em Tabatinga que a tornam o município mais violento do Estado e um dos mais inseguros do país, além de outras questões relevantes para o Ministro e seu staff presente na reunião.

O documento foi lido em voz alta pelo próprio Ministro Dino e tomaram ciência também o Delegado Andrey Rodrigues – Diretor Geral do Departamento da Polícia Federal, o Chefe da Secretaria Nacional de Segurança Pública – SENASP, Tadeu Alencar e o Coronel Américo Gaia, Comandante da Força Nacional.

Ficou acordado que o Ministério vai se empenhar na solução que tiver ao seu alcance e que haverá uma reunião técnica em Manaus, agendada para o dia 18 de agosto de 2023, entre a cúpula do Ministério da Justiça e Segurança Pública e convidados o Governo do Estado, Wilson Lima, os Prefeitos dos nove Municípios que compõem o Alto-Solimões, o G-9.

O objetivo é ver soluções mais imediatas e de médio prazo aos problemas de segurança pública que afligem a região, inclusive crimes ambientais, transnacionais, tráfico de drogas, pirataria nos rios e crimes contra a vida, a exemplo dos homicídios.

“Fui bem recebido pelo Ministro Flávio Dino e espero ter sensibilizado o Governo Federal para dar solução em Segurança Pública em Tabatinga e Região do Alto-Solimões” disse o Prefeito Saul Bemerguy.

Prefeitura Municipal de Tabatinga: a ordem é avançar!